Família organizada
- Maria Beatriz Organizer
- 24 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2023

Você decidiu organizar sua casa, mas percebeu que seu marido ainda deixa a roupa suja no chão, a toalha molhada em cima da cama, seus filhos também continuam deixando os brinquedos e as roupas jogadas, e está se perguntando o que fazer?
Quando você decide e começa a organizar a sua casa, não espere que sua família entre nessa “vibe” de organização junto. É necessária uma conversa antes com cada membro. E sabe por quê? Porque, às vezes, eles não se incomodam com a bagunça e não percebem o que ela pode estar afetando negativamente o dia a dia de vocês. Para alguns a bagunça pode ser hábito de criação e até psicológico.
É preciso perceber e entender tudo isso. Como é a rotina daquela pessoa, qual o problema real que levou aquela bagunça, como é o espaço e principalmente como aquela pessoa o utiliza.
Às vezes a cozinha é mais utilizada pelo marido do que pela esposa. A filha tem um ateliê que é usado também pela mãe, mas esta não passa tanto tempo lá.
Enfim, converse com seu marido ou filhos e pergunte se gostariam de uma organização, o que poderiam fazer para melhorar aquele espaço em uso e visualmente, mostre o que eles irão ganhar com esse espaço organizado: praticidade, tempo, leveza...
Tenha paciência, não esqueça que não é do seu jeito e nem no seu tempo. Faça uma parte por vez, monte tarefas com prazos e até recompensas se for necessário.
Perceba o que será prático para essa pessoa, como ela utiliza esse espaço. Um cesto de roupas sujas sem tampa pode facilitar a vida do marido quando ele for colocar a roupa ali. Caixas ajudam seus filhos a devolverem os brinquedos para seus lugares de forma mais fácil no final do dia.
Se criou uma rotina para alguma tarefa da casa, não se esqueça de colocar em algum lugar para que todos possam ver, como um quadro na cozinha, quem irá ser o responsável pela tarefa, o dia e se preferir até um horário para ninguém ficar dizendo toda hora o que precisa ser feito. Ah, e vocês podem alternar as tarefas semanalmente para que não fique algo repetitivo e cansativo.
Vá mostrando e ensinando como deixar tudo mais organizado, sem brigas, pois não vai resolver a situação. Elogie sempre que possível e não precisa fazer tudo em um único dia, vai por partes, com calma.
Deixe o perfeccionismo de lado e tente não ter o controle de tudo. Todos na sua casa são responsáveis por ela.
Obrigada por passar por aqui! Está permitido deixar seu comentário e compartilhar com quem você quiser.
Também pode me seguir lá no Instagram para acompanhar um pouco do meu trabalho.
E se precisar de uma organização e quer que eu seja a sua Personal Organizer Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp, será um prazer atender você e sua família.
Maria Beatriz
Comments