top of page

Marie Kondo parou de arrumar?

Atualizado: 22 de nov. de 2023



Estava vendo os stories no Instagram de uma pessoa que sigo essa semana (27/01/2023) e me deparo com um recorte de matéria do Jornal O Globo com o título:


RAINHA DA ORGANIZAÇÃO, MARIE KONDO DIZ QUE 'DESISTIU' DE ARRUMAR A PRÓPRIA CASA; ENTENDA

É claro que fui procurar a matéria e me decepcionei com o mínimo de informação e que leva a uma interpretação errada sobre o que realmente levou Marie Kondo a “desistir” de arrumar a casa dela.


Estou falando disso porque a matéria verdadeira vem do jornal americano The Washington Post, que além de deixar aqui o link para vocês lerem, vou colocar a tradução da matéria quando esse texto terminar.


A matéria explica que ela “desistiu” de deixar a casa perfeitamente arrumada todos os dias, como fotos do Instagram, para priorizar outros pontos da vida dela que são tão importantes quanto a organização, seus filhos.


Nesses meus anos de procurar entender e trabalhar com a organização aprendi que primeiramente devemos nos questionar por que queremos a organização nas nossas vidas.


E você vai ler na matéria a seguinte citação:

“Arrumar significa lidar com todas as 'coisas' da sua vida”, escreve Kondo no livro. “Então, o que você realmente quer colocar em ordem?”

Esse é o ponto, a organização não é simplesmente organizar os itens da sua cozinha ou closet. Deixar esses espaços como fotos “perfeitas” de Instagram ou de revistas. É entender e saber o real motivo de você querer uma vida organizada e saber os benefícios dela para a sua vida. É também entender a sua bagunça e o que é bagunça.


Bagunça de não saber onde as coisas estão, de perder horas procurando algo, de ter um acúmulo de muitos itens sem necessidade gerando estresse e doenças emocionais e psicológicas. Ou uma bagunça que você sabe, com toda certeza, que em poucos minutos você consegue devolver tudo para o seu devido lugar sem se cansar ou perder tanto tempo assim.


Uma frase que ouvi e aprendi em um dos cursos que fiz foi: “sua casa tem vida”. Então tudo bem no final do dia, você ter roupas para guardar, os brinquedos dos filhos estarem espalhados no chão... Ali tem alguém vivendo talvez até muito feliz e você sabe que vai dar conta de organizar tudo e se não der naquele dia está tudo bem. Não podemos viver escravas ou dependentes de nada em nossas vidas, precisamos achar um equilíbrio para tudo. Fazer o que a Marie Kondo fez, ela percebeu e aceitou que não consegue arrumar a casa como antes e deixar tudo perfeito, porque passar mais tempo com os filhos é mais importante, mas a casa dela não vai se tornar uma bagunça generalizada.


Quando você para um dia, uma semana ou um pouquinho mais para realmente organizar a sua casa, isto é: separa o que é lixo, doação e o que fica, categoriza todos os itens, encontra um local que é ali que aquele item irá morar e que você e todos saberão para onde ele retornará, você não organiza a sua casa todos os dias, você apenas mantem a organização o que é muito mais fácil e acha tempo para aproveitar os momentos com pessoas queridas e com você mesma.


"Arrume sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela..." - Carlos Drummond de Andrade

Espero que tenha entendido o ponto de vista tanto da Marie Kondo quanto o meu. Que entenda a organização e o equilíbrio de nossas vidas e que não desista de ter uma vida organizada, mesmo achando que não consegue. Estou aqui para ajudar você a ver como esse mundo pode ser maravilhoso e quero levar ele para todas as pessoas.

E como eu sempre finalizo meus posts:

Obrigada por passar por aqui! Está permitido deixar seu comentário e compartilhar com quem você quiser.


Também pode me seguir lá no Instagram para acompanhar um pouco do meu trabalho.


E se precisar de uma organização e quer que eu seja a sua Personal Organizer Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp, será um prazer atender você e sua família.


Maria Beatriz



E aqui está a matéria traduzida:

** a palavra “complicada” foi traduzida ao pé da letra, mas o mais certo seria “bagunçada”.


 

A vida de Marie Kondo está mais complicada agora - e ela está bem com isso


26 de janeiro de 2023 às 7h EST


No frio de janeiro, muitas vezes examinamos como estamos vivendo. E agora, muitos de nós estão revisitando os princípios de organização da rainha do estilo de vida japonesa Marie Kondo.


Mas a sempre organizada Kondo, ao que parece, está um pouco cansada desde que deu à luz seu terceiro filho em 2021. Como a maioria de nós, ela está tendo problemas para acompanhar tudo isso. Nunca tema, porém: ela ainda está provocando alegria. É que, hoje em dia, isso não depende de ter a casa arrumada. Seus novos rituais se voltam para dentro, para coisas mais ponderadas do que uma gaveta cheia de camisetas perfeitamente dobradas ou um armário de temperos digno do Instagram.


Em seu livro mais recente, “ Kurashi em casa de Marie Kondo: como organizar seu espaço e alcançar sua vida ideal ”, Kondo expande o conceito japonês de kurashi, ou “modo de vida”. Ela elabora maneiras simples de trazer calma e felicidade para as coisas cotidianas. Sim, isso pode significar limpar sua bolsa todas as noites, mas também pode significar tocar música clássica de piano durante o café da manhã. Ou fazendo a receita da sua mãe para ensopado de asa de frango com vinagre preto. (A receita está incluída no livro.)


Este livro é um pouco de uma verificação da realidade. Kondo, 38, alcançou o resto de nós, tentando encurralar as pilhas de destruição em nossos balcões de cozinha enquanto esperava o encanador e tentando não queimar o jantar. A multitarefa parece um tanto humilhada por sua família crescente e seu sucesso nos negócios, talvez percebendo que você pode encontrar paz em um matcha, mesmo que você o beba em uma caneca rachada favorita em vez de uma xícara de porcelana.


“Arrumar significa lidar com todas as 'coisas' da sua vida”, escreve Kondo no livro. “Então, o que você realmente quer colocar em ordem?”



Kondo diz que sua vida passou por uma grande mudança depois que ela teve seu terceiro filho, e a arrumação externa ficou em segundo plano. “Minha casa está bagunçada, mas a maneira como estou gastando meu tempo é a maneira certa para mim neste momento, nesta fase da minha vida”, disse ela por meio de um intérprete em um recente webinar para a mídia e cerimônia de chá virtual.


Ela incentiva todos a criarem seu próprio ritmo, suas próprias rotinas, com base no que os faz felizes, e oferece mais de 125 exemplos fotográficos serenos para inspirar. (A maioria não é, no entanto, de sua própria casa.) Sua tarefa para os leitores: crie uma rotina de alegria factível e cumpra-a por 10 dias, depois veja se as mudanças diárias de hábitos estão fazendo você se sentir melhor.


Kondo diz que, para muitos, o espaço perfeitamente organizado não é realista. “Até agora, eu era uma arrumadeira profissional, então fiz o possível para manter minha casa sempre arrumada”, disse ela no evento. “Eu meio que desisti disso de uma maneira boa para mim. Agora percebo que o importante para mim é aproveitar o tempo com meus filhos em casa.”


Embora suas duas séries da Netflix a mostrem ajudando pessoas sobrecarregadas de emoção com suas coisas, Kondo agora se concentra em uma abordagem mais focada, ajudando as pessoas a identificar pequenas atividades para trazer paz e alegria em um nível mais profundo.


Entre as alegrias pessoais de Kondo: comprar pijamas 100% seda ou algodão orgânico, porque eles se sentem bem e a ajudam a dormir; examinar sua gaveta de folhas de chá e beber chá três vezes ao dia para trazer uma sensação de calma; e abrindo sua caixa de costura de infância, que traz boas lembranças.



Anteriormente, a diva organizada parecia ser um pouco difícil quando se trata de compartilhar detalhes de seus pensamentos internos ou como ela encontra tempo para relaxar. Mas agora Kondo escreve em seu livro que, embora ame seu trabalho, “às vezes eu prendo tanto minha agenda que me sinto esgotada ou tomada pela ansiedade”. Como profissional de limpeza, ela diz, se pressiona para manter a casa sempre em ordem.


Ela e o marido, Takumi Kawahara, presidente da KonMari Media, empresa que ela fundou, planejam cuidadosamente seus dias para passar tempo com os filhos enquanto realizam outras tarefas. (Kawahara, aliás, vai para a cama no mesmo horário que as crianças e levanta às 4 da manhã). Ela passa o dia abrindo as janelas para tomar um pouco de ar fresco da manhã, acendendo incenso e limpando as solas dos sapatos. E, sim, ela agradece a seus sapatos por apoiá-la quando ela os limpa após um dia de serviço.


Outra atividade que desperta alegria, diz ela, é o scrapbooking. Ela enche seu álbum de recortes com fotos que rasgou ou recortou de livros ou revistas. O álbum de recortes é organizado por cor. (Claro que é.) Quando ela quer relaxar, ela olha para as páginas de itens verdes. Há também uma seção com bolos e doces. Kondo diz que, quando uma determinada foto não lhe traz mais alegria, ela a arranca. Ela sugere criar seu próprio álbum de recortes e consultá-lo antes de dormir para relaxar.


Kondo diz que as pessoas a perguntam sobre seu próprio estilo de vida e rituais pessoais desde que seu livro “ The Life-Changing Magic of Tidying Up ” foi publicado nos Estados Unidos em 2014. “Arrumar nossas casas, arrumar nosso ambiente também é uma maneira de arrumar nossos mentes”, diz ela. Ao organizar nossos corações e mentes, fica claro o que realmente queremos, diz Kondo, acrescentando que essas são as coisas com as quais ela está lutando agora.


Kondo diz que percebe que, à medida que seus filhos crescem, seu modo de vida mudará novamente. “Vou continuar olhando para dentro para ter certeza de que estou liderando meu próprio kurashi”, diz ela.


Boa sorte com isso, Marie.



Comments


bottom of page