top of page

Minha casa está sendo engolida por brinquedos


Organizar uma casa com crianças e muitos brinquedos têm seus desafios. Todos os dias vamos ver os brinquedos espalhados pela casa. Em alguns momentos isso pode até nos irritar, mas pode ser uma bagunça que nos deixa feliz afinal sabemos que nossos filhos estão se divertindo da forma deles e aproveitando o que tem.


Esse texto ainda não é sobre como você pode organizar os brinquedos, mas sim sobre hábitos e a relação com eles (acho que posso colocar assim).


Primeiro algumas perguntas para você pensar e responder?

  • Você acha que seu filho(a) tem muitos brinquedos?

  • Tem brinquedos no quarto, na sala, na varanda, no jardim ou em todos esses cômodos?

  • Quem dá esses brinquedos: vocês pais, a família, padrinhos/madrinhas, amigos?

  • Qual o real motivo para dar tantos presentes? É uma data comemorativa? Para recompensar uma nota boa na escola, por que são bons filhos ou porque você acha que o presente vai preencher o tempo que você não passa com ele? Ou por que você simplesmente pode comprar?

Qual o espaço que você quer preencher na vida do seu filho?


Às vezes sem querer estamos fazendo com nossos filhos o que fazemos com nós mesmos. Preenchendo algo com mais um item seja ele qual for, para tentar e até conseguir nos fazer sentir um pouco melhores.


Em vez de dar mais um brinquedo, leve ele para um passeio divertido. Eu te garanto que essas memórias serão muito melhores do que vê-los abrindo um presente.


É claro que brinquedos são importantes e lembramos de quando brincávamos quando éramos crianças como eles, de como foi nossa infância, de alguns brinquedos que tivemos e que amávamos eles, ou que não tivemos nem metade do que nossos filhos tem hoje. Mas quais as memórias mais fortes e felizes, a com os brinquedos ou com alguém especial para você naquela época?

Se você decide que não quer aquela enxurrada de brinquedos nos dias especiais, você pode conversar com as pessoas dando sugestões de presentes. Não fique com vergonha estou falando aqui da família e dos amigos mais próximos é claro. Isso vai te poupar de muita coisa: de ter que trocar presente, de ficar desapegando, de não saber onde colocar porque não tem mais espaço na sua casa. E esses presentes não precisam ser objetos, podem ser momentos como eu falei antes, que vão ficar na memória por muito mais tempo.


Mas também não é para parar de dar brinquedo gente, não vamos para o extremo, como eu falei: brinquedos tem sua importância. Mas o que eu quero passar para vocês é saber o que realmente é importante na vida dos seus filhos e na organização deles e da sua casa.


Se esse texto já tocou um pouquinho em você talvez possa terminar de ler e ir fazer um desapego de brinquedos, roupas e sapatos com seus filhos. Sim, ele pode participar desse processo, em que ele escolhe o que fica e o que pode ser doado para uma outra criança que ficará muito feliz. Mas se ele ainda não tem esse entendimento, faça sozinha ou com o pai e um dia comece ensinando para ele a importâancia de doar e de organizar.


Vou te ajudar um pouquinho direcionando o que você pode retirar do quarto dos sus filhos e da sua casa:


  • Olhe cada item com ele. Explique para seu filho que não há necessidade de manter alguns brinquedos, roupas..., mas respeitando as decisões dele. Fale para ele o que poderá ser desapegado como: objetos quebrados, o que não usa mais, as roupas que não cabem... Se estiver separando as roupas para o filho mais novo ou para outra criança da família ou de amigos, repasse logo ou analise o espaço no armário que irá deixar para acomodá-las.

  • Respeite as decisões dele, se ele não quis tal brinquedo, mas VOCÊ quer que ele fique, porque é uma herança ou porque você acha muito maneiro e provavelmente não teve quando era criança, explique isso para ele, mas não o force a ter o que ele não gosta mais, isso pode atrapalhar o processo todo. Fica você com o brinquedo e coloca lá no seu quarto, ou no escritório. Rsrsrs

  • Respeite o espaço, se for uma prateleira coloque ali o que cabe. Se você resolveu colocar em uma caixa, é o que cabe na caixa.

  • Com o passar das semanas e meses, preste atenção com o que ele mais brinca. Para que em um próximo processo de desapego você já saiba mostrar para ele e o fazer entender esse processo de uma forma diferente.

  • Crie essa rotina de desapego para sempre antes do aniversário ou Natal. Entra um brinquedo, sai um ou dois.


Preste atenção no seu dia a dia e na sua vida e o que você está refletindo na vida do seu filho. Organizar deixa a vida mais leve e desapegar faz a energia circular. Deixe que novos itens, mais importantes, entrem sem ocupar mais espaço e até um espaço que já nem existe mais.


Obrigada por passar por aqui! Está permitido deixar seu comentário e compartilhar com quem você quiser.


Também pode me seguir lá no Instagram para acompanhar um pouco do meu trabalho.


E se precisar de uma organização e quer que eu seja a sua Personal Organizer Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp, será um prazer atender você e sua família.


Maria Beatriz



Comments


bottom of page