Organizando sua cozinha
- Maria Beatriz Organizer
- 9 de mar. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2023

Já vimos como deixar esse espaço mais leve, praticando o desapego. Se você não viu clica no link aqui embaixo, pois é nele que começamos a organização da sua cozinha.
Nesse texto vou deixar todos os passos, do começo ao fim, para você se preparar, organizar e manter sua cozinha mais organizada.
E como começa? Se preparando, afinal você faz esse processo para muitos momentos da sua vida, então nada mais justo que se preparar para organizar a cozinha também.
PLANEJE SEU TEMPO – por mais que você conheça a sua cozinha e saiba onde tudo está (ou não) organizar requer um tempo e acredite em mim, é cansativo. O próprio processo de desapego já deve ter mostrado isso. Então dentro da sua cozinha, pense em quanto tempo você acredita que levaria para deixá-la toda organizada. Será que você faria em um dia ou dois dias. Talvez você só tenha 30 min ou 1h por dia para organizar. Então quero que você se planeje durante a sua semana para fazer isso. E quando começar, tente não ficar muitos dias sem voltar, pois você pode acabar desanimando, afinal não será um espaço fechado para obras, rsrsrsrs você e sua família irão utilizar ele.
FERRAMENTAS – Calma, não vou fazer você usar martelo, chave de fenda ou furadeira rsrsrsrs. A não ser que você ache a necessidade de mudar alguma coisa de lugar. Mas você pode precisar de uma escadinha ou banquinho para os lugares mais altos; etiquetas e post it (opcional); um paninho para limpeza, e uma fita métrica para tirar medidas dos espaços caso precise comprar produtos organizadores. Ah, e não se esqueça de deixar sempre uma local livre para você categorizar os objetos (mesa ou bancada).
CUIDADOS – Muito cuidado ao usar a escada ou banquinho, provavelmente você terá que subir e descer várias vezes assim como abaixar e levantar, então cuidado com a cabeça. Tente deixar seu pet e crianças (se você tiver) longe da cozinha, enquanto estiver organizando. Fique atenta ao seu corpo, não se esqueça de se alimentar, beber água e se começar a cansar pare. O cansaço pode fazer com que você tome decisões equivocadas, e deixar você estressada ou até frustrada.
PROCESSO – quando estamos fazendo uma organização temos alguns processos: descarte, categorização, limpeza, identificação, manutenção e revisão.
O DESCARTE já falamos dele. A CATEGORIZAÇÃO é separar por tipo, uso, cor, tamanho e tudo o que for de um conjunto deixe sempre junto. A LIMPEZA é bem simples, aproveite que o espaço está vazio para passar aquele paninho que você vai deixar separado. Não indico fazer limpezas muito grandes, pois você pode cansar. A IDENTIFICAÇÃO é o processo que você coloca etiquetas para identificar o que está acomodando ali, caso necessário. A MANUTENÇÃO e a REVISÃO é perceber se tudo o que você fez está funcionando e devolver sempre para o mesmo lugar tudo o que retira para usar.
Ah, e um ponto muito importante sobre organização: QUEM UTILIZA ESSE ESPAÇO? Não pense só em como você quer organizado, mas em como será útil para todos que moram com você e principalmente para quem o utiliza.
Então se prepare, planeje e mãos na organização.
DICA 1 – Se você fez a primeira parte desse processo, que foi o desapego, basta escolher por onde quer começar a organizar. Vou deixar aqui dicas gerais e você vai precisar perceber qual será a melhor aí para a sua casa.
DICA 2 – LUGARES: Com cozinhas de vários tamanhos e com armários diferentes, você pode dar uma olhada na sua cozinha como um todo e perceber se a forma como os itens estão alocados hoje tem fácil acesso e deixa o dia a dia mais prático. O que você usa mais, tente deixar perto dos locais que você manuseia e na altura das mãos e visíveis. Exemplo: as panelas podem ser guardadas perto de onde você prepara a comida, os talheres do dia a dia ficam na primeira gaveta, se tiver um espaço livre um cantinho do café pode ser montado para agilizar as manhãs. Para não tirar tudo do lugar de uma vez e fazer algumas trocas, você pode colocar um post it indicando o que vai para aquele espaço.
DICA 3 – GAVETAS: o que organizar nas gavetas? Aqui vai depender de quantas você tem e do tamanho. Já guardei panelas em gavetões, conjuntos de xícaras e pires em outro. Mas em todas as primeiras gavetas perto da pia ou do local onde prepara a refeição ficam os talheres de servir e preparo. Você provavelmente já tem, mas caso contrário, use uma divisória para garfos, outra para facas, outra para colheres e assim por diante. Na gaveta de talheres de preparo, use também as divisórias para as facas maiores, para os utensílios grandes, para aqueles que você só usa no preparo e outro para os de servir... Se não tiver espaço na gaveta, pode usar um organizador de parede que você pendura os que usa sempre, como: colheres grandes, conchas... Outra gaveta é para os panos de prato e se possível para outros itens que você possa ter. Os panos de prato serão dobrados e vou deixar aqui um vídeo para você.
DICA 4 – PRATOS, COPOS, TAÇAS, CANECAS E XÍCARAS: dentro ou fora de um armário, as prateleiras são os melhores locais para organizar esses itens. Coloque os copos, as taças e canecas enfileiradas por tipo, assim o primeiro da fileira será igual ao último. A mesma coisa para os conjuntos de xícaras e pires, mas deixe sempre os conjuntos juntos. Caso não tenha espaço um organizador para pendurar as canecas e xícaras, ajuda bastante, mas atenção à altura da prateleira. Aqui o bacana de ter esse organizador é poder utilizar a parte de baixo que ficará livre. Para os pratos, empilhe por tamanho e se possível deixe cada tamanho em pilhas diferentes. Se tiver altura na prateleira, existe um produto organizador que facilita essa organização. Mais a baixo falo sobre isso.
DICA 5 - PANELAS E FRIGIDEIRAS: Deixe-as em uma parte do armário de fácil acesso para você na hora de preparar a comida. Se não tiver muito espaço, empilhe as panelas usando a tampa como base. Você pode colocar as mais altas no fundo, ou organizar elas por frequência de uso, isto é, as que você usa mais ficam na frente e as outras mais ao fundo. Empilhar as frigideiras também é uma opção, se quiser proteger elas de arranhar use um papel toalha entre elas. As mesmas dicas são uteis caso você as organize em um gavetão. Se a altura não for suficiente, coloque uma panela dentro da outra e deixe as tampas perto para você saber qual elas pertencem.
DICA 6 – TABULEIROS E TRAVESSAS: Esses itens podem ser empilhados colocando um dentro do outro ou você pode ter um organizador que irá deixá-los em pé. Mas vai depender muito do espaço e da quantidade que você tem.
DICA 7 – POTES DE PLÁSTICO OU VIDRO: Deixe-os sempre tampados e empilhe, mas cuidado com o tamanho dessa pilha. Em último caso separe as tampas dos potes, mas deixe-os sempre pertos. Para os potes de vidro, sugiro que coloque um papel toalha entre um pote e outro se você for colocar um dentro do outro, assim eles não irão ficar presos na hora de retirar. Se organizar em gavetões perceba se não irão ficar deslizando, assim como qualquer outro item que você colocar em gavetas. Existe em lojas um tapetinho emborrachado que se coloca nas gavetas para impedir que deslize o que você guarda nesse local.
DICA 8 - BANCADA: aqui vai depender se você tem ou não esse espaço e qual o tamanho dela. Indico deixar o que é utilizado todos os dias, ou algum item que não caiba dentro dos armários.
DICA 9 – TEMPEROS: Poderia colocar esse item no texto despensa, mas muitas vezes eles estão perto da área de preparo, então... Caso fique em potinhos, dê uma olhada e tente se lembrar de quando os comprou para saber se ainda estão na validade. Da próxima vez que colocar um tempero ali cole a data de validade no fundo do potinho. Organize da melhor forma para você: por uso ou em ordem alfabética. Ah, tente usar potes iguais assim você aproveita melhor o espaço e vai ficar mais bonito visualmente. Aqui você pode colocar etiquetas com nome identificando cada tempero. (já dei spoiler do final)
DICA 10 – CANTINHO DO CAFÉ: Se por acaso você tem um espacinho na sua cozinha para fazer o cantinho do café aproveite para facilitar a sua manhã. Deixe aqui os objetos que você utiliza todos os dias: itens para fazer o café ou cafeteira, algumas canecas, açúcar ou adoçante, pó de café ou as cápsulas.
DICA 11 – ELETRODOMÉSTICOS: Os mais pesados e aqueles que você usa sempre ficam em lugares que fique fácil de pegar, ou se preferir na bancada. Aqueles que você quase não usa coloque nas prateleiras mais altas ou nas mais baixas, o que você preferir.
DICA 12 – PRODUTOS ORGANIZADORES: Observe bem o espaço que você tem e os vários modelos de organizadores. Caixas ou cestas, aramados para pendurar ou como prateleiras móveis para ganhar mais espaço... Se você ainda não viu clica nesse link aqui em baixo para ver os produtos organizadores que mais uso na organização de uma cozinha. E antes de sair as compras tire medidas dos locais: altura, largura e profundidade. Também é muito bom tirar fotos se na hora ficar em dúvida, alguém da loja pode te ajudar a fazer uma boa escolha.
DICA 13 – IDENTIFICAÇÃO: Se você achar necessário, pode colocar uma etiqueta com uma identificação do que vai para aquele local. Exemplo: na gaveta de panos de prato, uma etiqueta por dentro que identifique que é para ali que vai voltar se todos saírem.
Cozinha organizada e você pode se perguntar “Como mantenho a organização?” Simples:
Tirou algum objeto do lugar, saiba que ele vai voltar exatamente para ali. À noite antes de dormir devolva tudo para o seu lugar de origem, lave a louça, monte rotinas e não deixe nada acumular.
Pense e repense em tudo o que entra na sua cozinha, seja comprado ou até mesmo presente. Independentemente do que for se questione: este objeto vai acrescentar algo na minha vida? Vai facilitar ou dar trabalho? Tem lugar para guardar? Vou conseguir desapegar com facilidade se não for útil? Não vou ficar endividada? Poderia comprar algo mais importante? Estou comprando para me sentir melhor?
Mesmo que você tenha colocado a mão na massa e organizado cada espaço, pode ser que algo precise ser mudado conforme o dia a dia. Então vai percebendo se tudo está funcionando para todos. Mas não se preocupe, as mudanças podem ocorrer e não quer dizer que você fez algo de errado.
Essas são todas as dicas que gostaria de passar para você. Agradeço muito por ter parado uns minutinhos dado atenção e por ter me deixado entrar na sua casa de certa forma. Espero que tenha gostado, consiga colocar em prática e veja a transformação que a organização pode trazer para a sua vida. Mas se preferir que eu vá a sua casa e seja a sua Personal Organizer Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp, será um prazer atender você e sua família.
Está permitido deixar seu comentário e compartilhar com alguém que você acredite que vai gostar e ajudar.
Também pode me seguir lá no Instagram para acompanhar um pouco do meu trabalho.
Maria Beatriz
Comments