Uma cozinha que quase explodiu
- Maria Beatriz Organizer
- 2 de mar. de 2022
- 6 min de leitura
Introdução de um projeto em 5 partes:
Resolvi dar uma olhada nessa parte do meu site e fazer uma limpeza e organização dele, deixando aqui textos que eu realmente acredito que pode ajudar você, cara leitora, a entender um pouco sobre a organização e a colocar a mão na massa ou a se interessar em me chamar para deixar sua casa mais organizada.
Dei uma mini enlouquecida e resolvi juntar todas as dicas sobre organização de uma Cozinha que já escrevi e publiquei aqui e aquelas que montei e nem compartilhei. Então, acredito, que depois de você ler o que fiz aqui você vai conseguir organizar a sua cozinha com um investimento no valor de R$ 0,00. Isso mesmo, você só vai precisar ler esse texto e os outros que preparei (calma, que eu já vou explicar). Investir seu tempo e, se quiser e precisar, em produtos organizadores que você vai escolher onde comprar e quanto quer pagar (único momento que você poderá investir seu dinheiro, se quiser)
Como será feito isso? Dividi em 5 partes, para não ficar muito longo.
Uma cozinha que quase explodiu – Esse é o texto de hoje que fala sobre desapego.
Organizando a sua cozinha – aqui coloco todas as etapas e dicas para você colocar a mão na massa e deixar sua cozinha mais organizada.
Despensa dos sonhos – como deixar sua despensa organizada igual a que você vê em fotos nas redes sociais.
Onde está a manteiga – como organizar sua geladeira e não precisar ouvir ninguém perguntando onde está algo.
Mercado, economia de cuidado – um carinho para depois que você ver sua cozinha organizada, você possa olhar para ela e para a sua lista de mercado com mais atenção.
Então vamos começar?

Calma que eu não vou contar nenhum caso dramático e trágico aqui. Rsrsrs
Nunca vi cozinhas explodirem por acúmulo ou falta de organização, mas já vi portas e gavetas que não fechavam mais.
A cozinha precisa ser um ambiente organizado e limpo, para que as refeições possam ser feitas com muito mais facilidade e amor.
Também é um ambiente que pode ter muitos itens repetidos, itens comprados em promoção e aquele pensamento “eu preciso disso”. Rsrs Por isso estou aqui para te dar uma ajudinha e fazer você ver e perceber se não está na hora de abrir mão de alguns itens que você tem aqui.
Mas calma que vai ser rápido e fácil, como tirar curativo do machucado rs. E tenho certeza de que no final do processo você vai estar com um sorriso no rosto e uma sensação de leveza.
Você pode escolher entre doar, vender ou jogar no lixo dependendo do estado do item que você vai desapegar, destralhar ou descartar (use a palavra que você preferir).
Qual for a sua escolha, sugiro que retire da sua casa no mesmo dia ou na mesma semana, para não ter a tentação de voltar atrás e buscar o que tirou.
Esse processo precisa de calma. Então respire fundo, coloque uma música, tente relaxar e abra uma gaveta ou uma porta por vez, de uma boa olhada, retire se necessário o que está ali para você conseguir ver tudo e analisar:
o que não usa e nunca usou – então você não precisa. Doe ou venda.
a quantidade que tem de um determinado item – você realmente precisa dessa quantidade toda? Doe ou venda.
algo quebrado ou rachado, se algo precisa de conserto ou trocar por uma peça nova – conserte, troque ou vai para o lixo.
OBS.: Vale fazer uma lista do que realmente precisa ser comprado se for o caso, mas saiba do espaço que você tem aí, para não amontoar as coisas.
Você pode começar por onde quiser, eu vou colocar aqui alguns pontos para te ajudar:
GAVETAS DE TALHERES DE SERVIR E PREPARO – a quantidade é suficiente ou tem itens em grande quantidade e sem necessidade, como 10 colheres de pau, você precisa de todas elas? rsrs. E os talheres de plástico que vem do IFood que acabamos deixando na gaveta e quando percebemos acabou o espaço. Ah e aqueles arames de pacotes de pão também merecem uma olhada para perceber se não estão explodindo sua gaveta. De uma atenção a quantidade de talheres de jogos diferentes, muitas vezes temos 2 garfos de um jogo, 5 de outro diferente, e 12 de outro jogo. É necessário ficar com eles assim? Será que para ficar mais organizado e harmonioso não seria melhor escolher um jogo?
POTES PLÁSTICOS/VIDROS – não é só sobre quantidade, mas sobre qualidade. Perceba se você usa todos ou se acaba usando sempre os mesmos (guarda 30 potes mas só usa 10). Pense se você realmente precisa dos sem tampa, que não fecham mais e das tampas sem potes. E, por favor, retire aqueles potes plásticos que estão com bolhas, derretidos e rachados você e sua família podem estar ingerindo plástico junto com a comida.
COPOS, PRATOS, LOUÇAS de uma forma geral – acredito que seja a parte mais difícil de doar. Nós compramos um novo conjunto, mas não tiramos aqueles dois pratos totalmente diferentes que restou do outro jogo. Escolha se vale a pena deixar no armário os itens que não tem mais conjunto, que estão rachados e que você não usa. Abra espaço para o novo, para um armário mais organizado e mais harmonioso também.
PANELAS e FRIGIDEIRAS – minha única dica para decidir o que precisa sair da sua cozinha são aqueles que estiverem descascando por dentro (lembre-se que você e sua família podem estar ingerindo esta camada). A quantidade de panelas é algo de cada um, pois depende do quanto você e sua família cozinham e realmente precisam. Nossa Bia, vou ter que me desfazer de todas e não tenho como comprar tudo novo agora. Calma, não precisa ser assim! Coloque na sua lista de itens para comprar com uma identificação de se é prioridade ou não. Faça uma pesquisa das lojas para saber valores e vai trocando uma por vez ou até comprar um jogo de panelas que esteja na promoção. (Vale para tudo que precisa ser retirado e trocado na sua cozinha)
ASSADEIRAS e TABULEIROS – junte todos e separe aquelas que usa sempre, as que usou muito pouco e até as que não usou. Aqui, assim como as panelas são itens de cozinha que devemos pensar o quanto usamos e o espaço que temos para organizar. Não adianta ter muitas, empilhar no armário e só usar a que fica mais fácil de pegar.
PANOS DE PRATO – minha mãe falaria que “Nunca são demais. Tem os que só servem para enfeitar e os que secam” rsrsrs. O Dr. Bactéria diria que não secamos a louça com eles por conta das bactérias que ficam no próprio pano. Mas o caso é que precisamos deles, então fique atenta a quantidade, tenha um sistema de organização que você consiga usar todos. Mas acredito que da para dar uma olhada melhor e abrir mão daqueles que estão rasgados, queimados e com um aspecto de que já usou mais do que deveria.
ALIMENTOS – o que sempre olho e separo para ir ao lixo são aqueles que estão fora da validade, seja de uma semana, 1 mês ou mais. Na despensa, na geladeira e até no freezer ou congelador. Cuidado com esses alimentos e quem os consome! Se forem muitos, está na hora de rever a quantidade que se compra e seus gastos. Agora me diz, será que lendo esse texto você consegue perceber que tem alguns itens lá na sua cozinha que poderiam estar indo para uma doação ou direto para o lixo?
Pense no espaço que você vai ganhar, na troca de energia que vai ter nesse ambiente. E pode até fazer trocas: tira o velho, quebrado e sem uso, entra o novo, mais bonito e com utilidade. E tudo o que você viu e percebeu que não usa, mas não quer desapegar pois tem um apego emocional ali, cuidado! A emoção e a memória estão dentro de você e não no objeto (você vai ouvir ou ler muito essa frase aqui nos meus textos – ou já até leu rsrs). Tudo o que foi dado ou comprado em uma data especial, merece ser usado sempre, pois tudo o que é guardado e não é visto ou não é usado perde seu valor.
Espero que consiga colocar esse processo em prática. Esse é só o começo de como deixar sua cozinha mais organizada, vamos para os próximos textos.
Até mais!
Ah, está permitido deixar seu comentário e compartilhar com alguém que você acredite que vai gostar e ajudar.
Também pode me seguir lá no Instagram para acompanhar um pouco do meu trabalho.
E se precisar de uma organização e quer que eu seja a sua Personal Organizer Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp, será um prazer atender você e sua família.
Maria Beatriz
Comments